O sofá é um móvel mais importante da sala, para quem gosta de conforto, pode escolher entre os diversos tipos de modelos. Mas, você sabe as diferenças entre o sofá living e o sofá retrátil? Sabe quando escolher entre os dois modelos?
Na maioria das vezes, as pessoas elegem o móvel aleatoriamente sem entender os principais conceitos e diferenciais. Se você quer saber um pouco mais à respeito, dá uma olhada abaixo!
Quais são as diferenças entre o sofá living e o sofá retrátil?
Existe sofá para sentar e outro para momentos de puro relax. Antes de mais nada, é fundamental entender os conceitos de cada um desses elementos, desse modo, a próxima compra do móvel vai ter um critério diferente que poderá ser analisado.
O que significa sofá retrátil?
Nos últimos anos surgiu um novo conceito de sofá no mercado, além de muito bonitos e imponentes, eles conferem extremo conforto para os moradores da casa.
O sofá retrátil possui um encosto reclinável para trás em um ângulo de 12 graus, ou seja, ele não deixa completamente como o sofá cama, mas promove um grande relaxamento para os usuários.
Além disso, eles possuem um design extremamente moderno que permite aos adoradores de TV ficarem horas sentados ou praticamente deitados.
A vantagem desse modelo de sofá é que você pode usar ele de duas formas, uma totalmente normal e sem reclinar, fator que confere um aspecto ideal para a sala de estar, onde as pessoas permanecem normalmente sentadas.
A outra forma e preferida de quem compra esse móvel é reclinado, onde as pernas e costas ficam apoiadas de uma forma muito confortável, perfeito para a sala de TV.
Confira também: Estofados retráteis: 3 Dicas rápidas para você entender e aprender mais sobre os modelos disponíveis e sua funcionalidades!
Sofá Living
O sofá living é destinado para a sala de estar, onde as famílias costumam receber visitas. Geralmente, o seu apelo é bastante estético e ligado aos momentos de interação com as pessoas, portanto, ele não possui os mecanismos que outros tipos de sofás possuem.
Ou seja, uma das principais diferenças entre o sofá living e o sofá retrátil é de fato o “conforto”.
A característica principal do sofá living é o encosto mais baixo para a cabeça, inclusive, tem modelos que tem forte apelo para o design, sem braço e com formatos bem diferenciados.
Geralmente, os tecidos de uma sofá living possuem mais cores, estampas e outros elementos que agregam personalidade para o ambiente.
Pontos em que se diferem um do outro
- Sofá living se preocupa mais com o design e estética;
- Sofá retrátil aprimora a questão do conforto e anatomia;
- Sofá living Possuem diversos formatos e tecidos mais coloridos;
- Sofá retrátil tem um formato pensando no aconchego do corpo, geralmente seus tecidos são mais macios, sóbrios e confortáveis;
- Sofá living é destinado a sala de estar, onde as famílias recebem visitas;
- Sofá retrátil é perfeito para a sala de TV, pois é possível sentar mais confortável, levantar as pernas e deitar;
Embora ambos os tipos de sofás tenham conceitos totalmente diferentes, é preciso salientar que a escolha deve se embasar na necessidade de cada ambiente.
Inclusive, tem a questão da harmonização da decoração, que precisa ser levada em conta para garantir o encaixe perfeito do móvel.
Agora que você entendeu as diferenças entre o sofá living e o sofá retrátil, faça a sua escolha com base no seu objetivo com relação ao ambiente. Ambos modelos possuem uma infinidade de estilos para agregar a beleza na sua sala de estar ou de TV.