O sofá ideal para quem tem gatos: 5 dicas para não errar na escolha do tecido!

Os amantes de felinos estão sempre procurando o sofá ideal para quem tem gatos, isso porque eles são grandes devastadores da mobília, uma vez que os arranhões são inevitáveis.

Porém, ainda não existe nenhum tecido que possamos chamar de “anti arranhões de gatos”. Mas, isso não significa que você não pode apostar em opções que sejam mais resistentes. Acompanhe algumas dicas abaixo!

Alguns tecidos com tramas mais fechadas são indicados

Os tecidos são arranjos entre o fio (fibra) e a trama em inúmeras combinações. Cada uma delas pode ser trançada com um fio natural ou sintético, quanto mais fio por área da trama, mais resistente ele será.

Portanto, o sofá ideal para quem tem gatos é aquele que possui tecidos com mais trama por área, pois eles terão maior durabilidade diante dos arranhões.

Vale lembrar que geralmente esse tipo de tecido é mais custoso e também não é imune aos atritos, porém, ele vai durar mais do que as outras opções.

Os melhores tecidos com essa característica são: Acquablock e o Water Block.

Outra grande aposta também são o suede, a lona, brim e a sarja.

Evite certos tecidos sintéticos 

Muitos tutores de gatos acreditam que se comprarem tecidos como: Couros, Courinos e Couvins estão livres da ação dos bichanos. Ledo engano, pois esses tipos de materiais não tem nenhuma resistência diante da ação dos felinos.

Isso quer dizer que os danos podem ser rápidos e irreversíveis. 

É preciso entender que arranhar faz parte da ação natural dos bichanos, eles fazem isso para afiar as garras, mesmo sendo repreendidos, eles não vão parar.

Linho, seda e veludo devem ser descartados

Embora esses três tipos de tecidos sejam de trama fechada, eles não são uma boa opção de sofá ideal para quem tem gatos. Isso acontece porque eles tem uma cobertura muito lisa onde um fiozinho puxado pode destruir o sofá inteiro.

O chenille é o tecido preferido dos gatos

Uma pesquisa realizada pelo GEC (Grupo de Estudos Científicos da Cão Cidadão) mostrou que os gatos preferem arranhar o ” chenille”, um tecido composto por seda, lã e algodão.

A textura do chenille lembra o veludo, um tecido bem macio e agradável. O mais impressionante é que a pesquisa também constatou que esse é o tipo de tecido mais predominante nos móveis em casas de pessoas que possuem gato.

O estudo foi feito com 150 gatos onde os pesquisadores monitoraram a ação dos felinos, foi nesse período que eles conseguiram detectar os tecidos que eles mais gostam de arranhar e o chenille foi o preferido disparado.

Suede e o gorgurrão impermeável são os vencedores das pesquisas

O resultado da pesquisa do GEC (Grupo de Estudos Científicos da Cão Cidadão) também mostrou quais são os tecidos escolhidos por quem cuida dos felinos. Eles conversaram com tutores de gatos, lojas de móveis e ONGS de animais onde todos recomendaram o suede e o gorgurrão impermeável como sendo os melhores tecidos de sofá ideal para quem tem gatos.

A verdade é que os gatos possuem um instinto de arranhar, faz parte da marcação do seu território, defesa e comunicação. O tutor precisa entender esse mecanismo, se ele tentar inibir, o felino pode ficar estressado.

Os arranhadores vendidos no mercado podem ajudar a reduzir os ataques aos sofás e demais móveis, mas não vão eliminar essa ação. Portanto, a melhor solução é conhecer bem o seu bichano e criar melhores opções de convívio.

Gostou do conteúdo? Confira também: Quais são as grandes diferenças entre sofá living e sofá retrátil?

Fyne

Fyne