As mesas laterais promovem muito charme e elegância para a sala de estar, sala de TV e também aos quartos. Elas têm uma grande capacidade de decorar e proporcionar funcionalidade para os cantinhos da casa.
Não é exagero dizer que as mesas laterais são capazes de modificar o conceito de um ambiente, até porque esse é o real objetivo delas, quando bem escolhidas é claro.
Os modelos disponíveis no mercado são muitos, assim como as cores de design, por isso, confira algumas dicas como fazer a melhor escolha!
As mesas laterais precisam ter um design atrativo
Embora elas sirvam como mesa de apoio de objetos ou qualquer outro elemento, é preciso lembrar que elas têm uma evidência muito grande na composição geral da decoração.
Por isso, aposte em modelos diferentes e que vão cumprir mais do que a sua funcionalidade, mas sim, servem para valorizar ainda mais o ambiente.
Pense em uma cor para contrastar ou harmonizar no ambiente
As mesas laterais são excelentes móveis para criar aquele contraste em um ambiente onde a decoração é neutra. Com ela, é possível criar uma composição com outros elementos como: almofadas, cortinas e objetos decorativos.
Por exemplo: Se você tem uma sala com sofá, tapetes e cortinas neutros, pode usar uma mesa de canto colorida e combinar as almofadas com as mesmas tonalidades. Isso é o que chamamos de “criar contraste”.
Outra possibilidade, é investir na mesma textura dos móveis e em cima dela, colocar objetos decorativos coloridos ou um vaso de flores.
De ambas as formas, ocorre uma valorização dos espaços.
Preste atenção na altura dela
Agora é um ponto muito importante, pois a altura das mesas laterais podem ser inúmeras. No entanto, se o objetivo é alinhar a mesinha com o sofá ou poltrona é fundamental que haja alinhamento delas com a altura do braço do móvel.
Sendo assim, a mesa se torna um móvel de apoio também para copos, pratos e outros objetos na sala. O mesmo vale para mesas laterais nos quartos.
A altura da mesa não pode ser muito alta e nem muito baixa, senão, ficará muito desproporcional e nada funcional. Ademais, vai conferir uma aparência estranha.
Avalie o lugar certo para colocar a mesa lateral
Embora o nome seja mesas laterais, isso não quer dizer que você tenha que colocá-la no canto do sofá ou de uma poltrona.
Em alguns casos é indicado usar esse elemento em outro espaço pequeno da sala, como por exemplo, no meio de duas poltronas ou em um lugar usado para leitura onde ela poderá abrigar uma luminária.
Existem diversas formas de utilizar as mesinhas de canto, por isso, é importante analisar o layout da sala e escolher um local onde ela ficará apresentável e também útil.
Determine a sua funcionalidade
Quando você sabe para que vai usar as mesas laterais, certamente vai ficar mais fácil escolher o local onde elas serão colocados, o modelo e a cor.
Uma coisa leva a outra, portanto, se o objetivo é o apoio de copos, petiscos ou controle remoto, uma boa dica é colocar do lado do sofás ou poltronas.
Se for somente decoração, pode ser colocada no meio de poltronas, onde um vaso de planta poderá ser incrementado.
Por fim, se deseja colocar uma luminária, as possibilidades são muitas, basta escolher qual canto da sala vai querer esse ponto de luz.
Em síntese, as mesas laterais podem trazer um grande diferencial para a decoração, use e abuse desta ideia e escolha o modelo que mais combina com os demais elementos da sua casa.
Gostou do conteúdo? Confira também: Como escolher o melhor tipo de sofá para sua casa?