A mesa de jantar é um item extremamente importante em uma casa, afinal, é em volta dela onde acontecem a maioria das reuniões familiares e as socializações entre amigos.
Se parar para pensar, a mesa de jantar nos diz muito sobre o estilo de vida daquela família, por isso, a sua escolha merece uma atenção especial.
Confira algumas dicas indispensáveis para acertar na sua escolha!
Pense nas medidas da mesa de jantar
Esse é o primeiro item que deve ser analisado, pois, de nada adianta querer uma determinada mesa se ela não cabe no ambiente da sua casa destinado a ela.
Portanto, tire as medidas de espaço antes de sair às compras. Com elas em mãos, você vai poder escolher a melhor opção de mesa para sua sala.
Mas atenção: A mesa de jantar precisa de um espaço de pelo menos 90 cm de distância das paredes ou de qualquer outro móvel como aparadores e Buffet.
Caso esse espaço seja menor, a circulação estará comprometida, portanto não deixe essa informação de lado.
Com relação a altura das mesas, as medidas geralmente são entre 70 e 75 cm para que todas as pessoas se sintam confortáveis, desde as mais baixas, como as mais altas.
Escolha o formato da mesa
Ela pode ser redonda, quadrada ou retangular. Todas esses formatos podem ter diversas medidas, vai depender do espaço disponível no ambiente da casa.
As mesas redondas são as mais aconchegantes quando se fala em aproximação de pessoas, ademais, fica mais fácil o acesso aos alimentos por todos que estão sentados em sua volta.
Com relação às mesas quadradas, elas são indicadas para ambientes maiores, elas se destacam, são bonitas, elegantes e aproxima as pessoas, ainda pode se usar um tampão no centro delas para facilitar o acesso aos alimentos.
As mesas retangulares são mais usadas, elas são destinadas aos espaços estreitos, por isso favorecem a circulação de pessoas. No entanto, distanciam um pouco todos que estão a sua volta.
Avalie o material da mesa de jantar
São tantos os modelos que a dúvida paira na hora da escolha, todavia, o ponto de partida deve ser a respeito da rotina da casa e também, do estilo de decoração do ambiente.
As mesas de vidros são muito elegantes, elas nunca saem de moda. São neutras, por isso combinam com lugares sofisticados e também despojados.
São muitas as variações desse modelo, afinal, os vidros podem ser foscos, coloridos, incolor e suas bases podem ser de inox ou madeira.
Já as mesas de madeira, trazem mais rusticidade para os ambientes. São bonitas, modernas e inovadoras. É perfeita para quem deseja personalizar ainda mais os espaços, afinal são muitos modelos vendidos no mercado.
Por fim, as mesas com tampo de pedra, podem ser de granito ou mármore, são peças requintadas e podem diferenciar a sua sala de jantar.
Analise qual delas é perfeita para sua casa!
Confira também: 4 Vantagens de se usar uma Mesa de Jantar em laca no ambiente
Eleja o número de lugares adequadamente
Uma mesa de jantar deve ter no mínimo 6 lugares, é claro que existem modelos com 8, 10 ou mais lugares, entretanto, é importante analisar as medidas, pois é fundamental que cada pessoa tenha no mínimo 60 cm de largura para poder fazer uma refeição com conforto, caso contrário, ficará muito apertado para os usuários.
Portanto, para escolher melhor a mesa de jantar ideal que vai caber na sua sala, tire as medidas da mesa e divida por 60 cm, então saberá quantos lugares poderá ter na mesa.
Vale lembrar que já existem mesas de jantar com extensão, ou seja, você poderá usar essa parte somente quando receber visitas, pode ser uma excelente sugestão para resolver uma situação que acontece esporadicamente.
Se você está procurando por uma mesa de jantar diferenciada, a Fyne com certeza é local certo! Passe em uma de nossas lojas físicas e se encante com nossos modelos! Nossos especialistas podem ajudar você a escolher a mesa ideal para sua casa!
Gostou do conteúdo? Confira também: 5 dicas para você saber adicionar mais personalidade nos ambientes!