Errar na decoração é o medo de muitas pessoas, especialmente aquelas que estão se mudando para uma casa nova ou pretendem transformar completamente o cenário dos ambientes.
Por mais que os estilos atuais na decoração sejam mais democráticos e permitam mais ousadia em algumas regras, é sempre importante manter a combinação de todos os elementos usados nos ambientes.
Saiba que inúmeros fatores podem ser os influenciadores do sucesso do seu projeto decorativo, como por exemplo: as cores usadas, tipos de acabamentos, espaço, iluminação e outros.
Entendendo isso, fique atento em algumas dicas para deixar os espaços ainda mais bonitos e aconchegantes!
1- Para não errar na decoração, jamais ignore o seu estilo!
Dizem que a decoração da casa é o reflexo dos seus moradores, isso não é mito, é a pura verdade, pois é nela que é impresso o gosto particular de quem escolheu os elementos decorativos.
Se não fosse assim, todas as casas seriam iguais, afinal, pra que tantas cores, estilos de móveis e acabamentos?
A liberdade e a criatividade andam juntas, por isso, é importante saber quando e como combinar todos os elementos para formar ambientes elegantes e confortáveis para toda a família.
Portanto, antes de começar um projeto, saiba exatamente o que você gosta, se é de um estilo mais minimalista, rústico, industrial, vintage ou contemporâneo.
2- Não compre móveis sem medir os ambientes
Esse é o problema mais recorrente visto na maioria das casas por aí. É comum que as pessoas vão até uma loja de móveis, gostam de um sofá grande e fazem a compra.
Quando chegam em casa, o móvel fica desproporcional ao espaço que tem na sala, ou até mesmo, não cabe ali.
Para não errar na decoração, jamais faça isso. Por mais que você não tenha condições financeiras de fazer tudo sob medida, é possível comprar móveis que caibam perfeitamente na sua casa.
Para isso, planeje bem onde ficará cada móvel e tire as medidas, dessa forma, você pode ir à loja e comprar somente o sofá, criado mudo, rack, poltrona ou qualquer outro elemento que realmente caiba no lugar destinado a ele.
Pense que por causa de 1 cm, o móvel pode não caber no ambiente, isso pode dar uma grande dor de cabeça e ainda comprometer o visual do lugar.
Além disso, não se deve entupir os ambientes com os móveis, é necessário calcular um espaço livre para circulação de pessoas.
3- Não deixe de fazer a combinação dos elementos e cores nos ambientes
Os móveis, objetos de decoração e as cores precisam conversar entre si para não errar na decoração. Portanto, se você escolher um estilo rústico para sua casa, não misture elementos que fogem dessa proposta.
Geralmente, são usadas 3 cores em um ambiente, uma que será a mais predominante (60%), a outra intermediária (30%) e a tonalidade mais viva (10%), ou seja, você pode criar contrastes com tom sobre tom ou simplesmente, eleger algumas cores complementares, que combinam entre si.
No entanto, se você tem muito medo de errar na decoração, sempre escolha cores neutras para as paredes, uma boa pedida é o branco, bege e cinza. O contraste das cores também pode ser conquistado com o uso de almofadas, poltronas, papel de parede em uma pequena parte do ambiente, tapetes ou outros meios decorativos.
4- Não esqueça da iluminação
Geralmente essa etapa é deixada por último nos projetos de decoração, e por isso, em alguns casos, totalmente esquecidas ou deixadas para depois por falta de dinheiro.
Mas, é importante lembrar que a iluminação tem grande papel no resultado final da decoração, são os pontos de luz que vão valorizar ainda mais os elementos usados nos ambientes.
Para isso, você pode comprar luminárias de destaque para ficar em cima de cômodas e mesinhas de canto. Já existem alguns modelos de luminárias de parede e de teto que também são boas ideias para valorizar a sua decoração, além de serem bonitas, elas são funcionais.
5- Não jogue as coisas fora, reutilize!
Tem muita coisa dentro de casa que podem revitalizar e transformá-las em peças novas. Grandes exemplos disso são: cômodas, poltronas, mesas de centro, sofás, mesas, cadeiras e almofadas.
A revitalização gera um toque especial para a decoração, com ela é possível mudar as cores e texturas, além disso, economiza, uma vez que não precisa comprar tudo novo.
Por fim, para não errar na decoração, fique sempre por dentro das dicas dos decoradores da Fyne, nossa loja está sempre a disposição para tirar todas as dúvidas dos clientes e ajudar você a deixar seu lar ainda mais moderno e elegante com as novas tendências.