Muitos profissionais trabalham em casa atualmente, isso se deve a tecnologia que favoreceu a realização de algumas tarefas e ao momento delicado que vivemos que exige adaptações tanto da parte da empresa, como da parte do trabalhador.
O fato é que isso é uma grande vantagem para quem não precisa se deslocar para a empresa todos os dias, pois ocorre um ganho de tempo e sobretudo, um maior rendimento.
Isso só se torna possível quando é colocado no dia a dia planejamento e foco. O profissional precisa ter em mente que precisa cumprir suas atividades, sem que nada prejudique o seu desempenho.
Para ter um home office melhor, que tal investir nesta ideia e mergulhar de cabeça vendo o lado positivo desta nova realidade? Confira abaixo 7 dicas de como fazer isso!
1- Preze por um cantinho confortável
Imagine que aquele lugar será o seu escritório e tenha foco nos horários, pois para render no trabalho é preciso encarar o home office como se fosse a sua empresa.
Para tornar esse ambiente convidativo, aposte no conforto e também na ergonomia. Portanto:
- Compre uma cadeira confortável
- Dê atenção para a mesa, ela precisa ter a altura certa
Como você está na sua casa, invista nesses elementos de boa qualidade, eles vão durar anos e a sua saúde agradece!
Na Fyne é possível encontrar várias opções de mesas e cadeiras ergonômicas, com certeza uma delas pode ser a ideal para você!
2- Use cores que energizam o local
A psicologia das cores é uma realidade, elas podem ajudar a melhorar o nosso desempenho nas atividades.
Um home office pede um ambiente calmo e tranquilo, por isso, as cores mais usadas para esse objetivo são:
- Verde claro – Acalma pessoas estressadas
- Azul – Relaxa e aguça a criatividade
- Lilás e violeta – Traz paz, calma e tranquilidade
Cores como preto e branco são muito limitadoras e podem causar a sensação de sufocamento. Aposte nas cores e veja a diferença!
3- Mantenha o espaço organizado
A bagunça destrói qualquer ambiente. Por isso é preciso evitar maus hábitos, como:
- Acumular papéis em cima da mesa. Compre organizadores para deixar tudo no seu devido lugar;
- Entulhar coisas no escritório. Isso inclui móveis, objetos e outras coisas que não usa mais;
- Coisas que você não vai usar. Só coloque coisas que realmente você vai usar no escritório (mesa, cadeira, um sofá para relaxar, um armário para guardar arquivos, etc);
Monte um espaço confortável e não um depósito de entulhos. Menos é mais!
4- Equipe o espaço com suprimentos necessários
Mantenha no espaço tudo o que é relativo a um escritório, como impressora, folhas, canetas, clips, marcadores, caixas organizadoras, pastas de arquivos e demais equipamentos usados para trabalhar.
Isso evita que você perca o foco saindo pela casa para procurar. Encare esse canto como seu reduto laboral, portanto, deixe-o equipado e organizado.
5- Use plantas
Já falamos que o verde é uma cor que realmente atua no psicológico das pessoas, ela remove o estresse e traz a calmaria, por exemplo:
Você sabia que uma pesquisa realizada na Austrália mostrou que as plantas podem colaborar pelo aumento de 15% da produtividade?
Vale desde as folhagens até as suculentas! Faça sua escolha e aproveite estes benefícios. Além disso, elas vão ajudar na missão de ter um home office mehor.
6- A iluminação é importante
É claro que a escolha certa sempre será a luz natural, mas, se você não tem a oportunidade de colocar a sua mesa perto de uma janela, então, é preciso investir em outras estratégias.
Uma ótima opção é investir em luminárias de LED, pois elas evitam que você force a vista no computador e a luz branca é sempre a mais indicada.
7- Reduza os objetos do local
Muitas pessoas pecam na hora de decorar um ambientes, ao acreditar que quanto mais enfeites tiverem, mais bonito fica. Não é bem assim que funciona.
É claro que você pode ter um porta-retrato e objetos decorativos que seguem alguma linha específica, no entanto, ter vários objetos desalinhados e que enchem as prateleiras só aumentam a sensação de bagunça.
Portanto, se você quer ter um home office cada vez melhor, elimine isso e deixe o ambiente mais sóbrio.
Com relação aos livros, só mantenha no local o que realmente está usando, transformar o lugar em um sebo só vai aumentar o acúmulo de poeira.
A organização pode não ser tudo, mas sem ela, tudo vira nada.
Confira também: Mais luz para você! Confira essas 9 dicas de decoração com luminárias