A poltrona é uma peça chave em um ambiente, ela é capaz de dar um toque de personalização na decoração e também, conferir mais conforto para os usuários.
Pode-se dizer que a funcionalidade e a beleza devem andar juntas quando o assunto é adquirir uma poltrona para cada ambiente. Por isso, é importante observar alguns detalhes que podem fazer toda a diferença.
Como escolher a poltrona certa ?
A poltrona pode ser usada tanto na sala de estar, como no hall de entrada, quarto, sala de jantar ou varanda. Para cada espaço, existe uma peça que se encaixa perfeitamente dentro dos requisitos essenciais desse móvel, que são a funcionalidade, conforto e estética.
Com essas dicas para escolher a poltrona, a sua busca ficará mais fácil. Confira!
1- Observe o tamanho
Extremamente importante analisar esse requisito, o tamanho da poltrona deve ser harmonizado com o espaço disponível e demais móveis do local. Caso contrário, ela vai parecer um objeto estranho no ambiente.
A mobília deve harmonizar entre si, afinal, a estética do ambiente depende desse olhar.
2- Analise o material da poltrona
Algumas poltronas são mais confortáveis do que outras, isso vai depender do material escolhido. As mais acolchoadas de fato são aconchegantes, elas cabem perfeitamente em salas de estar, salas de TV e até mesmo no quarto.
Contudo, se a escolha for para a sala de jantar ou home office, por exemplo, não é necessário que a poltrona seja exageradamente acolchoada.
No geral, os tipos de revestimentos de poltronas são semelhantes aos do sofá, eles não precisam necessariamente ser o mesmo. Contudo, é importante que harmonizem entre si.
3- Determine o design
Agora vem a parte mais importante e que leva a maioria das pessoas a escolher uma determinada poltrona. O design é a parte estética do móvel, mas é preciso lembrar que existem muitas opções justamente para atender necessidades específicas.
A dica para escolher a poltrona ideal para cada ambiente é observar o estilo decorativo que já está presente no local. Por exemplo: Se a sua sala é minimalista, não faz sentido comprar uma poltrona no estilo vintage.
É importante seguir a mesma linha já existente no ambiente para não causar um impacto visual negativo.
Uma sugestão, é buscar inspirações para fazer o encaixe perfeito.
4- Pense na paleta de cores
A cor da poltrona pode mudar um conceito decorativo, inclusive, muitos decoradores e arquitetos usam essa mobília para criar contrastes de tonalidades nos ambientes.
Portanto, é importante ter atenção nesse momento.
Caso o seu objetivo seja transformar a poltrona na protagonista do ambiente, então, as cores mais chamativas e até mesmo tecidos estampados podem ser uma opção.
Agora, se por outro lado, a poltrona será apenas mais um móvel que deve compor o ambiente como os outros, então, a dica é tonalidades mais discretas como cinza ou bege.
5- Leve em conta a quantidade
Encher o ambiente de poltrona não é esteticamente indicado, mas, é possível colocar de 2 a 3 poltronas próximas, caso haja espaço disponível.
Por isso, é importante prestar atenção com relação ao espaço disponível e tamanho da poltrona. Dessa forma, a quantidade fica proporcional e ainda permite uma circulação de pessoas confortável.
As poltronas podem ser colocadas em qualquer lugar, desde um cantinho da leitura, como do lado do sofá, da cama, ao redor da mesa de jantar ou no hall de entrada.
Portanto, use e abuse dessa mobília que confere modernidade e sofisticação para os ambientes. Se você precisar de dicas para escolher a poltrona certa para os ambientes da sua casa, fale com as consultoras da Fyne Decorações. A loja possui o que há de melhor em móveis e decoração para o seu lar.
Confira também: 5 dicas para decoração da sua sala