A decoração do quarto do bebê é uma etapa especial para os pais, afinal de contas, significa a recepção do novo membro da família. Por trás dessa ação existe muita expectativa, diversão e ansiedade para deixar tudo muito especial.
É verdade que não faltam opções para a decoração do quarto do bebê, existem muitas inspirações de móveis, papel de parede, enxoval e demais itens para deixar o ambiente fofo, aconchegante e criativo.
Se você está nessa etapa maravilhosa na vida de qualquer mamãe ou papai, confira algumas dicas que vão te ajudar nessa missão!
5 dicas para a decoração do quarto do bebê
Não se apavore se ainda não tem noção de onde começar, é perfeitamente normal que isso ocorra, especialmente se você está esperando o primeiro filho ( a).
Com essas sugestões, você já pode dar o primeiro passo sem medo. Confira!
1- Comece pelo berço
É o móvel mais importante e também faz parte da decoração do quarto do bebê. Afinal, é onde o recém nascido vai passar a maior parte do tempo nos primeiros meses de vida.
Além do quesito estética, é importante pensar nas medidas de segurança do berço.
O primeiro passo para uma boa escolha é analisar se o berço tem o selo do Inmetro, isso garante que o móvel foi desenvolvido dentro do regulamento técnico.
Posteriormente, devem ser avaliados o quesito funcionalidade, dentro dessa etapa entra a questão do tamanho. Afinal, o berço não pode ocupar o quarto inteiro, é necessário calcular exatamente o espaço onde ele vai ficar para não atrapalhar a circulação do ambiente.
Por fim, acontece a escolha do estilo do berço, também é importante combinar o design do produto com os demais elementos da decoração que farão parte do quarto do bebê.
Geralmente, a melhor dica é apostar na neutralidade para harmonizar com tudo facilmente.
Para deixar essa caminha ainda mais bonita, escolha um lindo kit berço, o enxoval para recém nascido vai fazer a diferença na decoração.
2- As paredes são importantes
Para a decoração do quarto de bebê ser completa precisa de papel de parede, não concorda?
O papel de parede traz ” graça” e muito charme para o ambiente.
As vantagens de usar o papel de parede são:
- Imprimem identidade fofa para o quarto do bebê, pois podem ser usados personagens infantis diferenciados;
- É rápido e fácil de instalar, pode fazer tudo em apenas 1 dia;
- Não tem nenhum cheiro como a tinta;
- As cores podem ser harmonizadas com outros elementos decorativos do quarto;
- O papel de parede é uma opção econômica, pois não é necessário escolher materiais caros, afinal podem ser trocados a cada fase do bebê;
Ainda nas paredes, a decoração do quarto do bebê pode conter nichos e prateleiras para armazenar brinquedos ou enfeites.
3- Poltrona de amamentação
A mamãe também precisa de conforto na hora de alimentar o recém nascido, por isso, a poltrona de amamentação não pode faltar na decoração do quarto do bebê.
Já existem modelos próprios de poltronas para essa finalidade e também para acomodar outros adultos que visitam o pequeno, entretanto, pode ser usado um sofá cama ou então, uma cadeira de balanço no lugar.
O importante é escolher o móvel que caiba no quarto e permita uma boa circulação no ambiente.
Optar por poltronas neutras é a melhor opção, assim, vai harmonizar por mais tempo no ambiente, mesmo que haja troca de alguns elementos do quarto.
4- Escolha uma cômoda que se encaixe no ambiente
Geralmente os quartos de bebê são pequenos e não possuem espaço para um armário grande. Porém, isso não é um problema, uma vez que o bebê não precisa de muito espaço logo nos primeiros meses de vida.
Uma cômoda pode suprir a necessidade de guardar as roupas e demais itens de higiene.
O importante é tornar o quarto funcional nessa primeira fase da vida do bebê. Obviamente, com o passar do tempo muitas coisas na decoração e na disposição dos móveis do quarto vão mudar drasticamente para atender às novas necessidades do pequeno.
5- Crie uma atmosfera única
Os detalhes são importantes na decoração do quarto de bebê, você já deu seu toque especial nas paredes, escolheu o berço e comprou uma poltrona de amamentação.
Agora, falta pouco para deixar o ambiente ainda mais bonito.
Você pode fazer isso da seguinte forma:
- Escolha tapetes com formatos de personagens infantis;
- Opte por almofadas personalizadas e com formatos diferentes;
- Coloque cortinas infantis funcionais, que além de decorar, diminuem a entrada de luz e garantem a privacidade do bebê;
- Pense em uma iluminação indireta e difusa usando abajures, arandelas internas, lustres menores ou luminárias de piso;
Com relação às cores para a decoração do quarto de bebê, as neutras sem dúvida são mais indicadas. As principais tendências atuais são os tons pastéis ( verde, rosa, azul) que trazem serenidade.
O branco e o cinza também são boas opções e garantem paz para esse ambiente.
Você precisa de ajuda para fazer a decoração do quarto do bebê?
A Fyne Decor pode te ajudar!
Fale com nossas consultoras ou visite a nossa loja de decoração em Americana – SP!