Quer usar plantas na decoração sem ter muito trabalho? Aposte nas plantas artificiais para sala. Foi-se o tempo em que elas eram vistas como sinal de mau gosto. Atualmente, o material escolhido e a técnica usada na confecção permitem recriar modelos com cores, brilho, movimento e características muito parecidos com as espécies naturais.
Uma das grandes surpresas da Ambiente 2019, feira de decoração em Frankfurt na Alemanha, foi a presença unânime de plantas artificiais nos estandes de marcas de interiores. Mas basta olhar para os feeds do Pinterest e do Instagram, por exemplo, para ver o quanto a tendência é real.
Com início da pandemia em 2020, houve uma brusca mudança no hábitos das pessoas, e com isso, a necessidade de trazer cada vez mais para dentro de casa o verde que existe do lado de fora, evidenciando ainda mais esta tendência do decor.
Você não vai mais precisar se preocupar em deixar suas samambaias e palmeiras sem água enquanto viaja ou passa dias fora de casa. Feitas de silicone, seda ou poliéster, as plantas artificiais tem se tornado cada vez mais populares, sendo bastante utilizadas na decoração de casas e pontos comerciais. Quer saber como decorar seus ambientes com plantas artificiais? Confira nossas dicas:
Espécies e variedades
Não há regras fixas quando o assunto é decoração. Tudo pode variar de acordo com o tamanho e estilo do ambiente. Hoje, existem muitos tipos de espécies de plantas artificiais, que ajudam a compor variados tipos de produções, das minimalistas aos ambientes repletos de plantas — o famoso urban jungle.
Para criar uma decoração com plantas artificiais na sala e nos demais ambientes, busque tamanhos e variedades proporcionais aos cômodos. Locais maiores podem ser decorados com palmeiras, bambus, ficus, pacovás, yuccas e dracenas, por exemplo.
Mas isso não quer dizer que as variedades pequenas não devem participar da composição. Suculentas, mini cactos, violetas, begônias, jades, antúrios e azaleias são alternativas sempre certeiras para dar um toque de cor e delicadeza ao espaço! A dica é misturar tamanhos, cores e texturas, criando paisagens interessantes e inusitadas.
Ambientes
As dicas de decoração com plantas artificiais variam de acordo com o uso e o estilo do ambiente. Plantas clássicas, como orquídeas e palmeiras, harmonizam bem com espaços tradicionais e modernos.
Já as rosas do deserto e margaridas, que possuem um ar campestre, são certeiras para locais rústicos. Mas isso não quer dizer que você não pode adicionar sua personalidade na composição!
Salas
Em salas de estar, as plantas maiores costumam ficar próximas ao sofá ou nas extremidades do cômodo. Nesse caso, vasos ovais, quadrados e trapézios são escolhas certeiras.
Plantas pequenas e médias também devem estar presentes no espaço de convivência, seja na mesa de centro, em prateleiras na parede principal ou em suportes de chão. Assim, você irá obter uma composição equilibrada dos elementos.
Paredes com jardins verticais com plantas artificiais também são comuns nos lares adicionando aconchego também aos jardins de inverno. Um resultado incrível de decoração com plantas artificiais na sala, e ainda exige pouca manutenção!
Banheiros
As plantas artificiais para banheiro são opções inteligentes e práticas para o cômodo, que pode ser úmido e não ter uma boa iluminação — fatores essenciais para cultivos naturais.
A escolha irá depender do tamanho do espaço, mas vasos e cachepôs pequenos e médios são os mais comuns. Aposte em plantas suspensas, como heras e jiboias para locais altos, como prateleiras e estantes.
Quartos e cozinhas
Há uma infinidade de maneiras de compor a decoração com plantas artificiais no quarto e em cozinhas. Para adicionar pontos de cor, invista em espécies de flores contrastantes e crie um mix de tonalidades e texturas.
Ambientes sóbrios e monocromáticos pedem um padrão de cores similares e uma harmonização de folhagens, como costelas-de-adão e zamioculcas. Aproveite os espaços em prateleiras, parapeitos de janelas, hangers e suportes de chão para os ornamentos.
Ambientes externos
Quintais, garagens, jardins e outros espaços fora da casa também podem ser transformados com o uso de plantas artificiais. Geralmente, por serem maiores, as plantas escolhidas também são de grande porte, como bambus, calatheas, neoregelias, aspidistras, pacovás e agaves.
Lembre-se que essas devem ser produzidas com materiais de qualidade e resistentes, já que podem sofrer com acúmulo de poeira e mudanças climáticas.
Como escolher a planta artificial certa?
As plantas artificiais podem recriar uma grande gama de espécies e serem produzidas em diferentes tamanhos. Para garantir um projeto harmonioso, é preciso levar em consideração algumas dicas na hora de escolher o modelo de planta para sua sala:
1. Fique de olho no tamanho:
A regra é simples, o tamanho da planta e do ornamento estão diretamente relacionados ao tamanho do ambiente. Salas pequenas precisam de arranjos pequenos, plantas estreitas e árvores finas e delicadas para não poluir visualmente ou diminuir a sensação de amplitude. Enquanto isso, salas espaçosas com pé direito duplo combinam perfeitamente com plantas frondosas e ornamentos grandes e largos.
2. Escolha a espécie certa:
Escolha um projeto e local que siga as características da espécie natural reproduzida. Se o modelo escolhido recria uma planta que precisa de pouca iluminação natural, use-o em um local com essa característica. Com isso, seu arranjo vai parecer mais natural e realista.
3. Preste atenção ao vaso:
A ornamentação também faz parte da decoração. Por isso, escolha um modelo que combine com o estilo, espaço e tamanho da sua planta e sala. Vasos maiores podem ser usados no chão, no hall de entrada ou próximos a móveis como sofás e móveis de TV. Já ornamentos menores, são perfeitos para estantes, mesas e aparadores.
4. Misture com elementos naturais:
Para dar um toque mais realista, utilize elementos naturais para montar seu arranjo. Pedrinhas e cascalhos dentro do vaso são excelentes opções para compor o ambiente e deixar sua planta mais natural. Seja com árvores, folhagens ou arranjos, o importante é harmonizar a planta artificial escolhida com o estilo e decoração da sua.
5. Limpeza e manutenção:
A manutenção necessária para plantas artificiais se resume em limpeza de suas folhas, flores e caules. Para retirar a poeira acumulada, use um pincel com cerdas macias, evitando que a planta se danifique.
6. Busque dicas e inspirações:
Busque inspirações em diferentes plataformas e redes sociais. O Pinterest é uma ótima opção para conferir e coletar ideias de decoração com plantas. além disso você pode ficar de olho nas nossas redes sociais, sempre estamos postando fotos de ambientes e exemplos de ambientação que você pode tentar reproduzir em sua casa!
A decoração com plantas artificiais é prática, exige poucos cuidados e tem o poder de transformar qualquer ambiente.
Gostou? Confira também: Tudo o que você precisa se atentar ao escolher o tecido da sua cadeira de jantar