Parece uma tarefa fácil, mas, escolher o tecido de sofá pode ser um grande desafio uma vez que existem tantas opções no mercado.
A mobília é uma das mais importantes da casa, pois é nela que geralmente toda a família se reúne, descansa e tem momentos de lazer vendo um bom filme. Por esse motivo, as pessoas buscam comprar o sofá sob medida e escolhem todos os detalhes, especialmente o tipo de tecido.
Inúmeros fatores devem ser levados em conta na hora da escolha, sobretudo, a sua prioridade. Você prefere um tecido que seja bonito? confortável? Durável? Barato? ou fácil de limpar?
Conheça cada um deles, quais suas vantagens e desvantagens e faça a melhor escolha para sua casa!
Couro
O couro sem dúvida nenhuma é fácil de limpar, basta passar aquele pano úmido e depois um seco e pronto, está zerado.
Essa é uma opção bastante prática, sobretudo para quem tem crianças em casa, além disso, são bonitos, modernos e podem ser encaixados em qualquer tipo de decoração.
– Vantagens – Está sempre na moda, ele é atemporal, portanto, é uma escolha inteligente. Ele se adapta facilmente em qualquer temperatura, pode ser usado com uma manta no inverno para ficar mais quente.
– Desvantagens – Um couro bom é custoso, mas, também é durável. Embora existam as opções de couro sintético como ” courino” ou o ” courvin” é preciso ter mais cuidados, pois eles podem ressecar.
Suedes
Muito confortável, geralmente na hora de escolher o tecido de sofá, esse é um dos mais requeridos, pois além de ser agradável com sua textura macia é muito bonito.
– Vantagens – Tem muitas opções de cores e estampas, dura bastante e tem um toque aveludado que exala conforto. Além disso, é uma opção econômica.
– Desvantagens – É necessário impermeabilizar, pois se trata de um material com grande capacidade de absorção, portanto, se cair bebida ou comida pode ficar mais difícil de limpar.
Chenille
Esse é um material muito clássico, conhecido pelo conforto. Também configura a lista dos mais vendidos e no momento, só fica atrás do Suedes devido seu custo ser mais elevado.
– Vantagens – É elegante, confortável e tem textura aveludada.
– Desvantagens – Acumula bastante sujeira no tecido e também nos vincos, por isso, não é indicado para pessoas alérgicas e quem possui animais de estimação em casa.
Veludo e Camurça
Bonitos, elegantes e estão em alta no momento. Possuem bastante variedade de cores para combinar com os ambientes da casa.
– Vantagens – São muito confortáveis, pois o tecido tem maleabilidade, além disso, a sua beleza enche os olhos. É perfeito para lugares que fazem frio, mas também se adaptam no verão facilmente, não é um tecido que fica grudando no corpo.
– Desvantagens – Os cuidados com relação a limpeza devem ser redobrados, já que o tecido mostra muito qualquer imperfeição. Não é recomendado para quem tem animais de estimação em casa.
Linho
Esse é um tecido que está brilhando nas confecções de todo o País na fabricação de roupas, e no mundo da decoração, não é diferente. O linho, pode combinar perfeitamente com qualquer ambiente da sua casa.
Vantagens – É um tecido impermeável, ou seja, ele não absorve tanta sujeira e umidade como a sarja, o chenille e o suede. É indicado para lugares mais quentes.
Desvantagens – O tecido é sensível e pode manchar, por isso, não é indicado limpar em casa, é melhor contratar uma empresa de higienização, além disso o material é mais custoso, para reduzir o preço, é possível escolher linho mesclado com outros tecidos.
Tecidos sintéticos
Essa é uma opção para quem aposta no excelente custo x benefício. Por isso, é uma opção bastante escolhida no mercado.
– Vantagens – Fáceis de limpar, resistentes e ideais para pessoas que têm algum tipo de alergia.
– Desvantagens – Podem mudar o visual diante do frio ou do calor extremo, pois são tecidos sensíveis e sua durabilidade pode ser menor.
Jacquart
Elegante, ele anda lado a lado com o veludo nesse quesito.
– Vantagens – É muito resistente, fácil de limpar, pois possui as tramas fechadas e não acumula tanta sujeira como o chenille. Tem um visual muito luxuoso e bonito.
– Desvantagens – É um tecido mais caro
Escolher o tecido do sofá realmente tem haver com as prioridades de um ambiente. Geralmente, os que trazem mais conforto e são mais bonitos, são mais difíceis de limpar e requerem cuidados especiais, como contratar uma empresa especializada para efetuar a higienização do estofado.
Famílias que possuem animais de estimação, crianças e pessoas com problemas respiratórios, a dica é optar por tecidos com 100% poliéster ou couro (natural ou sintético).
Confira também: 5 maneiras brilhantes para usar quadros divertidos na decoração