Escolher a poltrona ideal para os ambientes da sua casa parece uma tarefa fácil, mas acredite, não é. E você vai perceber isso quando colocar seus pés em uma loja de decoração e se dar conta da infinidade de modelos que existem.
Obviamente que isso também não vai te tirar o sono, entretanto, vai deixar sua cabeça cheia de dúvidas com relação ao design, tamanho e principalmente, as cores.
Mas toda essa dúvida tem um porquê, afinal, as poltronas desempenham um papel muito acima da funcionalidade, elas são peças fundamentais para dar personalidade e somar muito na decoração dos ambientes.
O que você precisa saber para escolher a poltrona ideal!
As poltronas são elementos importantes na composição de ambientes como salas de TV, salas de estar e quartos. Por isso, antes de comprar, crie o perfil da mobília e tenha em mente todos os detalhes para não errar na escolha.
1- Pense no conforto em algumas situações
A poltrona será usada a onde? Sala de TV, sala de estar, quarto do casal, quarto de criança?
É muito importante saber o porquê está comprando o móvel, isso dá margem para incluir na lista outras características como o conforto, tamanho, cor e estilo.
Agora, se você vai comprar uma poltrona para realmente usar e não apenas decorativa, as características de conforto devem ser implementadas para que ela não vire apenas um móvel visual no ambiente.
Portanto, pense na ergonomia como um todo. Essa é uma qualidade importante, especialmente quando a poltrona for comprada para quarto de criança, onde a mãe ainda amamenta ou quando se passa horas sentada nela na sala.
2- O design pode mudar um conceito decorativo
Escolher a poltrona ideal pensando na parte visual é uma situação mais comum do que se imagina, afinal, há muito tempo que esse móvel tem sido usado pelos designers para incrementar a decoração de salas de estar, salas de TV e quartos.
Hoje em dia elas podem ter inúmeros estilos, desde as mais rústicas até sofisticadas. Podem ser com braços ou sem, fixas, giratórias e etc.
Na hora de eleger o seu estilo preferido, pense no conjunto da obra, afinal, ele precisa combinar com os demais elementos decorativos do ambiente.
3- As cores e estampas agregam valor
Na hora de eleger uma poltrona existe uma excelente oportunidade de criar um novo estilo para o ambiente da sua casa.
É possível combinar as cores da poltrona com almofadas do seu sofá, ou então, usar tonalidades que conversem com o papel de parede, quadros, cortinas ou objetos decorativos.
As estampas também são uma boa pedida, elas são tendências atualmente, entretanto, a melhor forma de escolher a poltrona ideal é seguir o seu instinto e gosto pessoal.
4- Se preocupe com o tamanho
Um dos erros muito comuns é a escolha do tamanho das poltronas, geralmente, elas ficam atravancando a circulação nos ambientes.
É preciso entender que poltronas em ambientes maiores podem ter uma dimensão grande, no entanto, em espaços pequenos, é necessário que elas sejam menores.
Na verdade, é necessário delimitar as dimensões da mobília, para isso, meça o lugar onde pretende colocá-la e não saia disso.
No geral, salas de estar devem ter poltronas menores, diferentemente da sala de TV ou quarto, pois elas são usadas por menos tempo e tem um apelo mais estético do que funcional.
Portanto, é fundamental fazer essa avaliação, mas sempre lembrando que a mobília deve ser proporcional ao espaço para que o resultado final não fique estranho.
5- Avalie o tipo de tecido
Para salas de estar e TV uma boa pedida são os tecidos de camurça ou veludo, eles são mais elegantes, no entanto, são mais complicados para manter limpos, por isso, é ideal pensar em quem vai usar, se tem crianças na casa ou então, animais de estimação.
Caso a resposta for sim, então opte por tecidos mais resistentes e fáceis de higienizar, como é o caso dos tecidos usados em varandas e salas de TV. Outra ideia também é o couro, couro sintético, suede, sarja e outros.
Em síntese, escolher a poltrona ideal não é tão complicado quando se define alguns fatores como: Usabilidade, cores, design, tamanho e tecido.
Leve em consideração o gosto pessoal e principalmente, o estilo de decoração do ambiente da sua casa.
Gostou do conteúdo? Confira também: 5 dicas para você saber adicionar mais personalidade nos ambientes!