7 dicas de como decorar um quarto pequeno

Os apartamentos e casas estão ficando cada vez menores, nem sempre é fácil adaptar os móveis aos ambientes pequenos, principalmente nos quartos onde as camas ocupam boa parte do espaço disponível.

À primeira vista pode parecer mais fácil organizar um cômodo pequeno do que um maior, mas existem alguns desafios pela frente justamente por conta da falta de espaço para acomodar móveis e todos os itens de uso pessoal do morador.

Por outro lado, esse pode ser um bom exercício para o desapego, já que a maioria das pessoas tende a acumular coisas demais ao longo da vida e muitos desses objetos não são realmente necessários no dia a dia.

Se você tem um quarto pequeno em casa e está com dificuldade para organizar e decorar o ambiente, não se desespere. A boa notícia é que alguns truques bem simples vão facilitar a sua vida fazendo com que essa tarefa seja bem prática e deixe o quarto com a sensação de mais espaço.

A escolha errada da distribuição, cores ou mobiliário pode criar um ambiente claustrofóbico e desagradável, acabando com o prazer de estar neste espaço íntimo cuja função principal é o descanso. Por tanto selecionamos algumas dicas imperdíveis sobre como decorar quartos pequenos para você acertar na decoração do quarto!

1- “Menos é Mais”

Famosa frase do arquiteto alemão Mies van der Rohe, professor da escola Bauhaus e um dos mais célebres arquitetos do século XX, acreditava em uma arquitetura minimalista com geometria clara e racionalista. Desta frase “Menos é Mais” podemos tirar uma grande lição, não é a quantidade, mas a qualidade e funcionalidade dos mobiliários que importam na composição de um bom quarto.

Em quartos pequenos é preciso focar no essencial e prático de utilizar. As formas geométricas são mais facilmente compreendidas pelo olhar e dão mais leveza aos ambientes.

2- Móveis da Medida Certa

A escolha dos móveis deve partir da área disponível nos quartos, nunca impedindo a circulação no ambiente, o ideal é que as camas possuam corredores laterais de no mínimo 60 cm. Os guarda-roupas podem ser feitos sob medida para aproveitar bem todo o pé-direito do quarto.

As camas podem ter nichos para acomodar os calçados na parte inferior, ou cabeceiras tipo baú para guardar cobertores e travesseiros que não estão em uso.

Portas de correr tanto nos móveis como nos ambientes também economizam área.

3- Cor do Quarto

O branco certamente é uma ótima pedida para dar uma sensação de ganho de espaço em qualquer peça da casa. O guarda roupas branco, com poucos detalhes, junto às paredes brancas perpendiculares dão mais uniformidade ao ambiente e reduzem o impacto visual do volume deste móvel.

As paredes claras também refletem a luz com mais intensidade em comparação as paredes escuras, melhorando o aspecto visual deste ambiente!

Porém, se você prefere paredes escuras aí vai uma ótima dica: utilizar as cores escuras nas paredes ou no piso para ganhar profundidade! Isso mesmo, o contraste de paredes claras com um fundo escuro pode criar uma percepção visual de profundidade no ambiente, sendo muito bem vindo em quartos pequenos.

4- Espelhos

Outro truque de mestre! Espelhos sempre são utilizados nos melhores projetos para ampliar o alcance visual dos ambientes pequenos, afinal ele dobra o espaço refletido.

Utilizar um espelho liso que acompanhe toda a superfície lateral da cama, seja na parede ou no guarda-roupa, refletindo do piso ao teto pode realmente transformar o seu quarto pequeno. 

Mas, cuidado! Os espelhos grandes também refletem a organização ou desorganização do quarto.

Há quem não goste de ficar visualizando o espelho da cama, uma opção é usar os espelhos na parede de encosto da cabeceira marcando somente o corredor de passagem para a cama. É indicado também posicionar os espelhos para refletir a luz natural das aberturas do quarto, para aumentar a luminosidade.

5- Imagens com Perspectiva

Seja feito em papel de parede, adesivos ou mesmo através de um grafite na parede, desenhos e fotos podem ser usados para criar uma perspectiva que amplia o espaço visual, principalmente se for utilizado um ponto de fuga que termina no centro da nossa linha de visão horizontal.

6- Janelas e Aberturas

É sempre bom ter uma boa iluminação natural e ventilação nos quartos, renovando o ar e eliminando as bactérias e ácaros presentes, mas além da questão higiênica as janelas ajudam na sensação de amplitude visual, as camas podem ser voltadas lateralmente ou ficar de frente para as janelas criando novas perspectivas visuais.

7- Utilizando as Paredes

Em quartos pequenos onde a circulação é restrita às paredes tem um papel fundamental para acomodar os objetos pessoais. Na maioria dos exemplos fica visível o uso de prateleiras altas nas paredes, ou ainda a utilização do peitoril para colocar vasos de plantas, livros, etc.

As paredes podem também receber a iluminação de leitura, que fica ao lado da cama, dispensando o uso de abajures, esta iluminação pode também ser suspensa no teto como uso de pendentes. Assim a cômoda fica livre e pode ser um pouco menor.

Nas lojas do Grupo Fyne você encontra diversas opções de móveis e artigos de decoração para o seu quarto. 

Confira nossa linha completa de jogo de cama, temos certeza de que você irá se encantar! Você também pode contar com o auxílio de uma de nossas consultoras em design de interiores para te ajudar na decoração do seu quarto. Que tal vir e nos fazer uma visita?

Gostou? Confira também: 7 dicas para decorações com cristais

Artigos Relacionados