5 dicas para decorar sua casa com um mix de estilos de decoração

O mix de estilos na decoração é uma das fortes tendências utilizadas atualmente e ela pode ser o caminho certo para quem ama diferentes tipos de décor. Recorrer a peças com aparência mais moderna para cômodos montados a partir da temática retrô combina e muito, assim como decorar toda uma sala com móveis tradicionais e adornos urbanos. 

O mix de tendências ajuda a criar o seu próprio estilo e demonstrar um pouco mais do quão amplo é o seu gosto para decorar. Se antigamente a mistura de diferentes estilos na decoração era vista com receio, hoje em dia o mix de referências e épocas é sinônimo de uma casa atual e com muita personalidade. 

A mistura entre os estilos clássico e moderno estão entre as últimas tendências do mercado de decoração e permite a criação de espaços diferentes, aconchegantes e cheios de estilo. Quando aliamos a beleza dos móveis e objetos antigos à praticidade dos acessórios modernos, conseguimos formar um ambiente único, em que o novo e o antigo conversam entre si, entregando um resultado realmente surpreendente.

Neste artigo traremos dicas, ideias e muitas sugestões de como adotar um belo mix de tendências no décor. Navegue com a gente, aproveite o que trazemos aqui e inspire-se a vontade!

Tipos de decoração: qual o melhor para sua casa?

Qualquer pessoa já pesquisou por diferentes tipos de decoração, seja por que queria mudar a cara de sua casa ou por que estava montando uma casa nova. Por mais que nem sempre a gente consiga deixar os ambientes iguais ao que vemos nas fotos da internet, é possível, sim, adaptar as tendências decorativas ao nosso lar.

Se você ama decoração, sabe que é muito prazeroso escolher um estilo (ou misturar vários) na hora de ornamentar os cômodos de sua residência. Que tal, então, descobrir qual estilo mais combina com a sua personalidade?

Quais os estilos de decoração que estão em alta?

Cada tipo tem suas peculiaridades, e o mais importante é que a decoração escolhida corresponda aos diferentes gostos dos moradores, além de ser adequada à funcionalidade dos espaços. Entre as tendências mais populares nos últimos tempos, estão.

  • CLÁSSICO

É denominado clássico aquele estilo que resiste ao tempo. Originário de épocas em que não havia espaço para o minimalismo, para algumas pessoas é o tipo de decoração que melhor transmite a sensação de aconchego. Para outras, pode ser excessivo, já que conta com a presença de muitos móveis e objetos.

Nessa decoração, encontramos estampas florais, lustres com cristais, madeira entalhada, além de estofados revestidos.

O estilo clássico é indicado para ambientes amplos, que deem conta de todos os objetos (em locais compactos, eles podem atrapalhar a circulação de pessoas). Nas releituras mais recentes desse estilo, predominam cores claras tanto nas paredes e piso quanto nos detalhes.

  • RETRÔ

Essa decoração também remete às épocas passadas, porém, não a um tempo tão antigo, já que suas referências são as décadas de 50, 60 e 70. É por isso que se usam estampas e tons que eram comuns nesses períodos, como figuras geométricas, muitas cores e nuances de marrom, trazidos, principalmente, com o uso de móveis de madeira.

Com essas características, o estilo retrô cai bem em locais de clima mais quente, pois reforça a atmosfera animada e colorida.

  • MODERNO/CONTEMPORÂNEA

Essa linha decorativa prioriza traços retos, tons neutros, detalhes em cores primárias e peças lisas. É mais prática e evita excessos, pois seu principal objetivo é garantir o conforto e a funcionalidade. O grande destaque desse estilo vai para uso da tecnologia, especialmente na iluminação e nos aparelhos eletrônicos.

Uma decoração moderna ou contemporânea combina com qualquer tipo de clima, mas orna muito bem, especialmente, com residências localizadas em grandes metrópoles. É comum vê-la tanto em casas de família quanto em moradias de jovens que vivem sozinhos.

  • INDUSTRIAL

É a decoração que mais utiliza tons neutros, como branco, preto e cinza. Sua principal característica é manter aparentes as instalações e estruturas, destacando materiais como concreto, tijolos, tubos e fios elétricos.

O estilo industrial traz para dentro de casa acabamentos que antes não eram imaginados para ambientes residenciais, tais como azulejos “de metrô”, piso ou parede de cimento queimado e luminárias metálicas.

Com esses tipos de materiais, os ambientes tendem a parecer frios, no entanto, é possível quebrar esse estilo impessoal completando a decoração com utensílios em cores suaves, que “aqueçam” o ambiente, além de detalhes de cor em objetos como almofadas e tapetes. Em cozinhas, utilize vasinhos com temperos ou outras plantas para trazer um pouco de vida.

  • ESCANDINAVO

O estilo escandinavo, típico de países do norte da Europa, é parecido com o industrial. Utiliza muito os brancos e cinzas, aliando-os a tons de madeira para trazer uma atmosfera mais confortável.

Além disso, faz uso de detalhes em cores metálicas (prata, dourado e rosé) nos objetos decorativos, nas luminárias ou nos utensílios domésticos. A predominância de branco nas paredes e móveis causa sensação de amplitude, por isso é recomendado usar essa decoração em ambientes pequenos, como apartamentos.

Esse estilo nórdico também tem um aspecto mais frio, mas que pode ser amenizado da mesma forma que o industrial: com plantas, tecidos ou tapeçaria, além do uso de iluminação em tons quentes.

  • RÚSTICO

Uma decoração rústica remete ao conforto, às memórias afetivas das casas de veraneio e às fazendas. Combina perfeitamente com climas quentes e utiliza materiais “crus”, como madeira de acabamento mais simples — isto é, troncos aparentes, sem retificações.

Quanto às cores, tons fortes, como vermelho, amarelo e laranja, resistem ao contato com poeira, areia ou barro. Não podem faltar, também, plantas, fibras e iluminação natural.

Em cidades do interior, nas casas de campo ou de praia, o estilo rústico fica um charme, pois a proximidade com espaços verdes e o uso de materiais naturais integram a moradia ao “espírito” do local.

  • ASIÁTICA

A decoração oriental tem ganhado muitos adeptos, principalmente os que simpatizam com os hábitos de vida praticados em países como Japão, China ou Índia. Essas pessoas costumam ser mais zen e naturalistas, e se identificam com o uso de tecidos naturais na decoração, como a juta ou sisal nos tapetes e algodão ou linho nos lençóis.

Imagens de divindades orientais também são comuns na casa de quem adota esse estilo, como estátuas do Buda (deus budista) ou de Shiva (deus hinduísta).

A decoração asiática costuma ser clean e com cores básicas, além de valorizar a luz natural e o contato com o meio ambiente, especialmente por meio do cultivo de plantas ou por outros detalhes, como fontes de água, aquários e velas.

Mix de estilos na decoração de Cômodos

Dúvidas em como apostar na mistura de estilos na decoração de cada cômodo? Com peças-chave e uma boa disposição de itens em cada ambiente fica fácil atingir um belo cenário. Confira nossas dicas para renovar os cômodos do seu lar:

  • Sala de Estar – Os móveis da sala são ótimos recursos para demonstrar a mistura de estilos na decoração do ambiente. Que tal investir em um sofá com proposta visual diferente das poltronas ou cadeiras deixadas no cômodo?
  • Cozinha – A mistura de estilos na decoração da cozinha pode ocorrer com a aplicação de cores nas paredes, os acessórios de iluminação e até utensílios de preparo escolhidos em tendências totalmente diferente dos móveis do cômodo. Por exemplo, enquanto no primeiro caso os itens seguem a tendência moderna, as mobílias do ambiente podem carregar o visual rústico e campestre.
  • Quarto – No quarto, a mistura de estilos na decoração pode ocorrer com a ajuda de adornos para as paredes e roupas de cama certas para o móvel de dormir. Investir em pôsteres com imagens de lugares que deseja conhecer, ou que já visitou, e deixar um belo conjunto de lençóis floridos na cama cria um décor moderno e romântico ao mesmo tempo.

A mistura de estilos na decoração não precisa seguir nenhuma regra específica, apenas os seus desejos de mesclar lindos acessórios que demonstrem um pouco mais da sua personalidade. Aposte nessa ideia, renove a sua casa com a mistura de estilos na decoração e surpreenda a todos!

Como misturar na prática estilos de decoração?

1. Leve em conta a arquitetura dos espaços:

Se você pretende criar uma decoração que una o clássico e o contemporâneo de forma harmônica, é bom ficar de olho na arquitetura também. Quem vive em uma casa ou apartamento com elementos arquitetônicos mais tradicionais, como molduras de gesso, boiseries ou piso de mármore, por exemplo, deve usar móveis de traços limpos e neutros para que o efeito não fique exagerado. 

Vale a pena pontuar o décor com acessórios sofisticados, mas sem sobrecarregar – afinal a arquitetura já chama muita atenção. Para quem mora em apartamentos construídos recentemente, onde os espaços possuem poucas interferências arquitetônicas, o caminho é o oposto: nesses casos é possível ousar mais na escolha dos móveis e também dos tecidos e estampas, pois o ambiente possui uma base neutra e flexível.

2. Siga uma cartela de cores para unificar:

O grande segredo para uma decoração interessante é a mistura – seja de estilos ou de épocas. No entanto, é preciso haver alguma unidade para que o conjunto faça sentido. Se você vai brincar com diferentes estilos nas peças, por exemplo, prefira seguir uma cartela de cores enxuta, que ‘amarre’ todos os itens. 

Uma boa dica é apostar em uma paleta de tons crus e marrons, que também pode ganhar elementos em rosa, bordô e sangue-de-boi, que se complementam. Os acabamentos dos móveis podem variar, desde que exista uma sintonia.

3. Use e abuse dos acessórios:

É nos pequenos detalhes que a decoração conta grandes histórias. Quando estiver montando ou reformando a casa, não tenha pressa de decorar tudo de uma só vez – é legal completar os espaços aos poucos, conforme você vai descobrindo peças apaixonantes. 

Os objetos e quadros são fundamentais, mas nem sempre precisam combinar entre si, então use a criatividade para compor arranjos diferentes e expor o que você mais gosta sem medo.

4. Aposte na criatividade!

Criatividade e disposição para procurar adornos que transmitam exatamente a imagem que você quer passar é critério para deixar tudo bem harmônico. Seguir passos como esses ajuda a deixar a mistura de estilos na decoração bela, charmosa e repleta de autenticidade.

Para quem ama estampas, colorido e tudo que remete a alegria, uma boa aposta a fazer é adotar o mix de decor pop com ilustrações étnicas e criar a mistura de estilos na decoração do lar. 

Por exemplo, uma composição de sala com mesa de centro amarela, aparador vermelho, estofados neutros e algumas almofadas com estampas étnicas e outras com imagens da cultura pop dá ao cômodo visual marcante e especial.

5. Transformando o estilo urbano em um clássico

Para os mais tradicionais, mas apaixonados por cenários urbanos, a mistura de estilos na decoração pode ser montada a partir de móveis clássicos e placas, telas e quadros que remetem as grandes cidades. Desenhos coloridos, como o grafite, são ótimos para destacar ambientes mais neutros. Enquanto isso, mobílias fabricadas em madeira são perfeitas para transmitir imagem de conforto, aconchego e comodidade. Peças como essas, juntas no ambiente, ajudam a transmitir uma bela mistura de estilos na decoração.

Mesclar peças novas com antigas também é uma ideia bastante válida para aplicar a mistura de estilos na decoração. Um sofá mais atual com poltronas de design retrô, de pés palitos, por exemplo, além de enfeites contemporâneos e quadros do estilo são perfeitos para compor uma sala de estar moldada a partir da mistura de estilos na decoração.

Conte com o grupo Fyne para ajudar você a compor um mix de estilos de decoração perfeito para sua casa! Além de móveis de qualidade, artigos de decoração e uma linha completa para trazer mais aconchego para sua casa, você pode contar também com nosso atendimento exclusivo de design de interiores com nossas especialistas.

Venha conhecer o universo Fyne e se surpreenda! 

Gostou? Confira também: O que faz a Fyne Decor tão especial?

Artigos Relacionados