O estilo de decoração industrial é bastante moderno, ele é a preferência das pessoas que apreciam lugares simples, porém com muita personalidade.
Podemos chamar de um estilo mais “bruto”, pois o visual desse conceito são: Pisos de cimento, madeira de demolição, paredes sem acabamento e elementos decorativos sem firulas.
Como aplicar o estilo de decoração industrial na sua casa?
O estilo de decoração industrial começou a ser difundido ainda na década de 20 nos Estados Unidos, mais propriamente dito em Nova York onde as pessoas começaram a redecorar galpões para morar, pois era uma forma mais barata na Big Apple.
Por isso, algumas características desse conceito passaram a ser indispensáveis, é o que nós vamos falar à seguir. Confira como você pode usar o estilo de decoração industrial em sua moradia!
Os espaços são bastante amplos
Isso não quer dizer que você não possa criar uma decoração dentro desse estilo só porque mora em apartamento.
Os ambientes tem espaços amplos, pois naquele tempo, os galpões usados não tinham divisórias e as pessoas adaptavam o ambiente para morar sem dividi-los. É o que chamamos de espaços conjugados atualmente.
Portanto, ambientes como sala e cozinha eram juntos, essa é uma estratégia que já é utilizada hoje em dia para ampliar os espaços, sobretudo de apartamentos.
De certo modo, é uma boa pedida, pois de um cômodo, você consegue ter uma ampla visibilidade da casa.
Concreto ou tijolo aparente
Sabe aquele aspecto de obra que ainda não terminou? Pois é, esse é o conceito no estilo de decoração industrial. O objetivo é justamente mostrar a rusticidade dos ambientes.
O concreto pode ser nas paredes, teto e até mesmo no chão, inclusive, atualmente já existem tintas e revestimentos que imitam o cimento queimado.
O aspecto de tijolo aparente também pode ser conseguido com revestimentos em pedra ou papel de parede, além da versão original, é claro.
Encanamentos e vigas aparentes
Pode até parecer estranho, mas se você é daquelas pessoas que pretende seguir 100% o estilo de decoração industrial, então, a dica é que durante a obra da sua casa não deixe encobrir os encanamentos e as vigas.
As características primárias das construções são muito valorizadas dentro desse conceito, por isso, as preocupações com acabamentos são praticamente inexistentes.
Opte por acessórios rudimentares
Bancos, cadeiras, lâmpadas e outros elementos de metal podem conferir muita autenticidade para esse conceito decorativo. Além disso, é preciso pensar nos demais objetos usados no ambientes, de preferência, eles devem ser neutros.
Com exceção de objetos e móveis vintage que podem ser usados no estilo de decoração industrial, eles combinam perfeitamente com esse conceito. Portanto, investir em quadros, cores e objetos que remetem a décadas passadas pode ser uma excelente ideia.
Móveis com visual despojado
Primeiramente eles devem ser funcionais e confortáveis, mas não são cheios de detalhes.
Estantes com cavaletes, mesas em madeira, prateleiras de madeiras, bancos e cadeiras de metal e sofás grandes são um visual assertivo para esse estilo decorativo.
O visual rústico deve estar presente em todos os aspectos, desde a construção como os móveis e objetos de decoração.
Cuidado para não causar uma bagunça no visual, é importante levar o conceito ao pé da letra.
A paleta de cores geralmente é neutra com várias tonalidades da cor cinza, preta e metal. No entanto, podem ser usadas cores de contraste em peças menores.
O estilo de decoração industrial é encantador e marcante!
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Quem é você na decoração? Estilo moderno, rústico ou clássico?