Deixar a casa bonita, aconchegante e com uma sensação ampliada são apenas algumas vantagens de como usar espelhos na decoração. Afinal, esse elemento tem uma capacidade poderosa de mudar completamente os ambientes.
Tanto é verdade que esse objeto está presente em praticamente em todos os estilos de decoração criados por arquitetos e decoradores.
Dicas de como usar espelhos na decoração
Não se pode negar que os espelhos embelezam muito os ambientes, por isso, existem muitas formas diferentes de uso. Confira!
Parede de espelho
Essa é uma das formas mais usuais dos espelhos, eles conferem muita sofisticação em paredes de salas de jantar e salas de visitas. Além disso, promovem uma grande sensação de amplitude.
Os arquitetos e decoradores costumam usar essa técnica aliada a móveis e objetos como forma de contraste, dessa forma, o ambiente parece ainda maior e mais sofisticado.
Espelho nos móveis
Com apartamentos cada vez menores, uma das estratégias bem inteligentes de como usar espelhos na decoração é aplicando na mobília.
O mais comum é encontrar espelhos em portas de armários de quartos, cozinhas e banheiros.
Com isso, ocorre uma sensação de amplitude e também, é uma forma de conseguir boa visualização do seu look em banheiros e quartos que não possuem tanto espaço para colocar outros espelhos para esse fim.
Use nos corredores
Esse ambiente toda a casa ou apartamento possui, é uma forma de ampliar os espaços e ainda permite o uso do mesmo por quem passa no corredor.
Ou seja, os corredores não precisam ser uma parte morta da casa, elas podem abrigar quadros bonitos e um espelho que além de melhorar a sua atmosfera, promove grande funcionalidade para o espaço.
Faça obras de arte para as paredes
Vários fragmentos, mosaicos e molduras. Use a criatividade e pense em como usar espelhos na decoração de uma forma puramente estética, afinal, esse elemento pode se transformar em uma grande obra de arte para as paredes de salas de estar, sala de jantar, quartos e corredores.
Espelhos na recepção de casa
O hall de entrada pode receber um charme a mais com o uso de espelhos na decoração, por isso, na maioria dos projetos realizados por arquiteto esse elemento é bastante presente.
Mas, você sabia que no Feng Shui, os espelhos são usados para trabalhar a energia dos ambientes?
Segundo o conceito, os espelhos são colocados fora de casa para espantar as energias negativas e impedir que elas entrem na sua casa.
Ainda no Feng Shui, não é indicado usar espelhos na parede em frente a porta de entrada, pois essa ação poderá rebater todas as energias que entrarão pela porta, inclusive as boas.
O ideal é colocar os espelhos de uma forma estratégica com o objetivo de fornecer uma sensação de amplitude. Geralmente, eles devem ficar em frente a uma janela, uma luminária ou móveis que serão capazes de refletir.
Quando essas imagens aparecem dentro do espelho trazem um novo conceito para os ambientes, é justamente esse o objetivo desses elementos. Portanto, escolha uma imagem interessante do interior da sua casa para refletir e não um espaço sem graça.
Gostou do conteúdo? Confira também: Mesas laterais: como saber escolher o melhor modelo para sua decoração?