Como escolher o melhor acabamento de madeira para móveis!

O acabamento de madeira para móveis é amplamente presente em todos os tipos de mobilha hoje em dia, mesmo com a tendência do acabamento laqueado cada vez maior, o charme da madeira maciça é objeto de desejo e tiro certeiro para quem quer elegância e um visual diferenciado em seu ambiente. Para te ajudar a escolher o melhor acabamento de madeira para móveis, separamos alguns detalhes essenciais que vão te ajudar na hora da escolha, vamos lá!

Conheça todas as opções à sua disposição

Assim como existem vários tipos de madeira, com os acabamentos não é nada diferente. Dentre as mais variadas cores e tons, muitos fabricantes permitem uma ampla possibilidade de escolha para a cor da madeira em seus móveis. Recomendamos que você observe e busque conhecer todas as opções disponíveis, se você já possui móveis em madeira nos seus ambientes, é importante não fugir do tom já existente, a divergência de cores quebra a harmonia e pode até mesmo carregar o visual, fique atento a isso.

Já tem algum móvel em madeira? Confira os tons

Como citamos na dica acima, se você já possui móveis em madeira na sua casa, harmonizar os tons é importantíssimo. Isso vale também se você estiver comprando outros móveis com madeira. Para se certificar do tom dos móveis e de que ele vai ‘combinar’, lembre-se sempre de ter foto dos seus ambientes, dos móveis já existentes e principalmente das cores. Se for necessário, agende uma visita de um consultor o seu ambiente, através do mostruário de cores você conseguirá ver pessoalmente se há ou não alguma diferença. De qualquer forma, tenha sempre em mente que madeira é um elemento natural e que de um pedaço para o outro podem existir diferenças mínimas, e, por mais sutis que sejam, podem criar um charme extra. Diferenças na madeira podem resultar em lindas composições, entretanto, diferenças drásticas de cores (tipos diferentes de madeira) podem acabar com sua harmonia no ambiente, observe isso também!

Iluminação ambiente

Outro ponto que deve ser analisado na hora da escolha é a iluminação no ambiente, luzes frias ou quentes podem ‘alterar’ o tom da madeira visualmente, ou seja, a madeira ainda tem a cor escolhida, porém, a luz pode enganar, fazendo a madeira aparentar estar mais clara ou mais escura. Isso é importante na hora da escolha pois muitas vezes depois de já montado você pode acabar não gostando do resultado final, mesmo sendo a opção que você escolheu. É importante que tudo seja levado em consideração para sua escolha, com a iluminação, não é diferente. Fique atento!

Dica Bônus: Acabamentos adicionais!

Atualmente é fácil encontrar móveis com duas ou até mesmo três opções de acabamentos disponíveis, criando ainda mais possibilidades para composição. Escolher outro tom para o acabamento em laca, ou, no caso de uma cadeira ou banco, do tecido, pode criar uma ótima composição, ainda mais agradável. Busque criar jogos, utilizando o tom que você já escolheu para a madeira e se surpreenda com as possibilidades possíveis!

Artigos Relacionados