A iluminação dos ambientes é fundamental em todo o conceito decorativo, além disso, pode-se conseguir uma grande economia energética quando se usa os elementos corretos.
Cada ambiente possui um tipo específico de iluminação, pois o objetivo é justamente atender as necessidades visuais em diferentes atividades. Abaixo, você vai conferir como acertar nesse detalhe tão importante dentro de casa. Confira!
Como projetar a iluminação dos ambientes?
Você é daquelas pessoas que compram um tipo de lâmpada e acreditam que ela vai servir para cozinha, banheiro, sala estar, TV, jantar e quarto?
Sinto em lhe informar, mas esse conceito está equivocado, é necessário pensar em cada cômodo individualmente para conseguir uma iluminação de qualidade. Veja o que deve ser observado a seguir!
1- Cozinha, Home Office e Lavanderia devem ter luz branca
A luz branca é indicada para ambientes de trabalho, ela oferece uma visibilidade maior para serviços manuais que requerem maior atenção como: Manipular alimentos, digitar, limpar e outros.
Uma dica econômica de luz branca são as lâmpadas fluorescentes ou as de LED, pois elas tem bastante semelhança com a luz natural do dia.
2- Quartos precisam de iluminação indireta
A iluminação dos ambientes tem haver com as atividades em cada cômodo da casa, como os quartos são áreas de descanso, é necessário apostar em um clima mais aconchegante e intimista.
Por isso, a dica é focar na iluminação indireta, ou seja, realizada com abajures e luminárias. Existe um porquê nisso, pois luzes diretas podem inibir a produção da melatonina e impedir que se tenha uma boa noite de sono.
Portanto, também vale a regra de evitar TV, Tablets e Celulares antes de dormir, eles emitem a luz azul que prejudicam o seu descanso.
3- Banheiros merecem luzes aconchegantes
As luzes de tons amarelos são as mais indicadas para banheiros residenciais, pois essa tonalidade remete mais conforto visual para os usuários.
Os tons quentes também ajudam a visualizar melhor o tom de pele, por isso, é uma boa pedida para mulheres que gostam de se maquiar no banheiro.
Hoje em dia, também se usam muitas lâmpadas diferentes e abajures para decorar o espaço mais democrático da casa.
4- Salas necessitam de uma atmosfera confortável
Esse ambiente é onde se vê TV, recebe visitas e acontece a socialização com a família. Em muitas casas, é o espaço mais usado.
Por isso, as luzes em tons amarelos são as mais indicadas, inclusive, existem muitas formas de decoração para esse cômodo, incluindo lâmpadas, abajures, faixas de LED e outras.
A novidade é que tem um acessório que pode ser usado nas lâmpadas para regulagem das luzes, ou seja, é possível criar cenários bem diferentes de iluminação e ainda assegurar mais economia na conta de luz.
O nome desse acessório é “dimmer”, geralmente é vendido em lojas de acabamento ou construção.
5- Use e abuse dos elementos para iluminação dos ambientes
Luminárias, abajures, pendentes, lâmpadas, faixas de LED. Esse mercado permite a personalização dos ambientes com os acessórios usados para dar vida e criar um cenário aconchegante.
As luminárias são excelentes para criar luzes indiretas, assim como os abajures. Porém, se você quer destacar um ponto específico do ambiente, aposte em pendentes, eles são ideais para salas de jantar (em cima da mesa), bancadas de cozinha e cantinhos de leitura.
As lâmpadas e faixas de LED, são grandes agregadores de charme na sala.
Por fim, a iluminação dos ambientes pode mudar completamente o conceito de decoração da sua casa, basta saber usá-la a seu favor.
Na lojas do Universo Fyne você pode encontrar diversas opções de luminárias, abajures, lustres e pendentes de diversos modelos e formas, desta forma seu ambiente pode ter muito mais valor e personalidade. Passe em uma de nossas lojas físicas e confira!
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 8 dicas práticas para transformar a sua casa!